O 25 de Abril de 1974 é uma das datas mais importantes na história de Portugal, marcando o fim de quase cinco décadas de ditadura salazarista e o início de uma nova era de liberdade e democracia no país.
Essa data é celebrada como um símbolo da luta pela democracia, pelos direitos humanos e pela justiça social em Portugal. As comemorações do 25 de Abril servem não apenas para lembrar o passado e honrar aqueles que lutaram pela liberdade, mas também para reafirmar os valores democráticos e para inspirar as gerações presentes e futuras a defender e preservar esses princípios.
Foi neste contexto que, na manhã de 24 de abril de 2024 celebraram-se, no Agrupamento Amadeo de Souza Cardoso, os 50 anos do 25 de Abril de 1974, uma iniciativa levada a cabo pelos grupos disciplinares de História e História e Geografia de Portugal. As atividades deram início com o hastear da bandeira nacional ao som da Portuguesa.
Na EB de Vila Caiz os alunos do 9ºE apresentaram uma coreografia de ginástica acrobática dinamizada pela professora de Educação Física, Virgínia Oliveira. De seguida a comunidade educativa dirigiu-se á Biblioteca escolar para assistir a duas dramatizações alusivas a algumas proibições na época do Estado Novo, nomeadamente “Não podias na Igreja” e “Não podias no café”. As peças foram preparadas no Clube de Teatro, coordenado pelas professoras Elsa Sousa e Maria Soares. De seguida, a educadora Alice Lima apresentou a História de Ana Markl “Onde estavas avó no 25 de Abril”. Foram ainda ditos poemas relacionados com o 25 de Abril por alunos do 7ºD e 8ºE preparados nas aulas de português pelas docentes Célia Pinheiro e Márcia Magalhães:” A cor da liberdade”; “Os vampiros” e “Calma, senhor”. Para terminar, foi apresentado uma seleção de fotografias de docentes e assistentes operacionais à época cujo objetivo era levar os alunos a tentar reconhecer a pessoa em causa. As atividades terminaram com a Grândola Vila Morena cantada por todos mantendo assim vivo espírito de abril.
Na EB de Telões, após o hastear da bandeira e da audição do hino nacional, o senhor Diretor fez uma breve introdução às atividades e à importância da data comemorativa que se assinala. Seguiu-se um momento musical cujo reportório era alusivo ao 25 de Abril levado a cabo pelo Clube da Viola Amarantina dinamizado pelos professores Paulo Cerqueira. De seguida, os alunos do 9º ano assistiram a uma palestra no auditório com a presença do senhor Diretor e do Adjunto, António Jorge Silva e de dois convidados, senhor António Patrício e o senhor José Ribeiro os quais presentearam o público com o seu testemunho vivo, as suas vivências acerca do antes e pós 25 de Abril de 1974. Para dar início à atividade foi declamado o Poema “Março” pelo aluno Francisco Matias do 9ºC.
Os 6º anos assistiram a uma apresentação na biblioteca, a história de Ana Markl “Onde estavas avó no 25 de Abril” dinamizada pela professora Cândida Morais.
Uma outra forma de comemoração desta data tão emblemática, consistiu na realização de uma exposição, nas duas escolas, de diversos trabalhos elaborados pelos alunos em articulação entre as disciplinas de História, HGP e Cidadania e Desenvolvimento.
Os docentes responsáveis pela dinamização da atividade agradecem a preciosa colaboração dos professores que articularam com a mesma, nomeadamente a professora Cristina Baldaia, Eulália Silva, Jorge Filipe, Margarida Pereira e Manuel Macedo, Sofia Zabumba, Angelina Teixeira e Eduardo Costa (dinamizador e divulgador da viola amarantina)